Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Comunique sua ausência a um vizinho de confiança, fazendo contato com este constantemente para saber se está tudo em ordem.
Em ausências prolongadas, peça a um parente ou vizinho para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas, abrir janelas, regar plantas e recolher correspondências. Evitar o aspecto de abandono. Suspenda a entrega dos jornais, revistas e gêneros alimentícios.
Não deixe jóias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja dentro de um cofre. Utilize cofres de bancos.
Só deixe a chave de sua residência com pessoas de absoluta confiança. Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isto poderá denunciar a ausência de seus moradores. Desligue a campanhia, assim você deixa em dúvida quem a quiser usar para apenas verificar se o proprietário está em casa.Feche as portas e janelas com trincos e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares, de preferência as do tipo fechadura quádrupla. Instale grades nas janelas, alarmes, olho mágico etc, e habitue-se a usar estes recursos à noite ou quando a casa estiver vazia. Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente.
Combinar com vizinhos códigos de emergência para sinalizar situações de perigo. Antes de abrir o portão de sua residência, principalmente à noite, procure verificar nas imediações se não há nenhum indivíduo em atitude suspeita.
Se possuir animal (cachorro) deixá-lo, durante a noite, solto no quintal. Ao sair de viagem, procure carregar seu veículo dentro da garagem, evitando que pessoas estranhas percebam que você irá se ausentar.
Não abra a porta para receber pessoas que se apresentam para oferecer serviços não solicitados como encanadores, eletricistas, empregadas domésticas etc. É útil o uso do interfone.
As crianças devem ser orientadas para não abrir a porta para estranhos, e nem pensar em trazê-los à sua casa sem autorização.
Contrate empregados somente quando souber de seus antecedentes ou tiver referências, procurando sempre saber seu endereço ou de seus parentes.
Suspeitando que algum indivíduo estranho se encontre dentro de sua residência, não entre. Chame sempre a Polícia Militar através do telefone 190.
Tenha anotado em local seguro o número de série de seus bens (TV, vídeo, som, relógios, eletrodomésticos etc). Em caso de furto transmita estes dados ao Policial Militar que atender a ocorrência. As chances de recuperá-los serão maiores.
O ideal é que o medidor de água e luz fique do lado de fora de sua casa (quintal). Se não for possível, peça aos funcionários que se identifiquem mostrando os documentos. Comprove junto à empresa correspondente, caso venha a desconfiar da identificação. Peça para seu vizinho ficar olhando do lado de fora enquanto estiver sendo feita a verificação. Em caso de dúvida não deixe entrar. Esse cuidado evitará surpresas desagradáveis.
Não deixe recados ou notas escritas na porta quando se ausentar. Tenha sempre à mão um caderno de telefones úteis a serem acionados em caso de emergência (Unidade Policial mais próxima, Bombeiros, Serviços de Ambulância, familiares etc).